1 2 3 4

A MÚSICA NA ANTIGA CIVILIZAÇÃO

"A música nasceu com a natureza, ao considerarmos que seus elementos formais, som e ritmo, fazem parte do universo e, particularmente da estrutura humana. O homem pré-histórico descobriu os sons que o cercavam no ambiente e aprendeu a distinguir os timbres característicos da canção das ondas se quebrando na praia, da tempestade se aproximando e das vozes dos vários animais selvagens. E encantou-se com se próprio instrumento musical - a voz". Texto retirado da página PasseioWeb. De fato a música é muito mais antiga do que nós e por isso vou contar um pouco sobre ela, hoje falaremos da música na Mesopotâmia. 

Afirma-se que no Império Agrícola da Mesopotâmia, entre o rios Tigre e Eufrates, viviam os sumérios, assirios e babilônios , onde identificaram Harpas de 3 a 20 cordas. A música tinha importante significado social e religioso e para assegurar isto,  foi encontrado um documento musical de Assur. 

Foto: punto-tecnologyco.blogspot.com.br

A foto acima não se trata de uma escrita cuneiforme musical, foi colocada apenas para visualizar-mos esta forma antiga de se registrar algo. Na música a escrita cuneiforme encontrada revelava três vozes, com base num sistema pentatônico (denominam-se escalas pentatônicas, em música, ao conjunto de todas as escalas formadas por cinco notas ou tons).

6 comentários:

  1. Belíssima postagem Boca. Aprendi mais um pouco hoje!
    abraços

    ResponderExcluir
  2. oi Reginaldo,vim retribuir sua visita e dizer que ja estou te seguindo,volte qdo quizer,sua visita sera sempre benvinda,obrigada

    ResponderExcluir
  3. Jordão, obrigado, todos nós aprendemos, mas lembre-se que você deu ponta pé inicial para que eu me aprofundasse em música. Lembra dos módulos Gregos?

    Abraços1

    ResponderExcluir

  4. kkk...você é dedicado e será o quiser ser!!
    é só continuar caminhando!!
    abração

    ResponderExcluir
  5. Pode deixar. Obrigado. Em breve você também vivenciará todo esse caminho.

    Valeu pela força e sucesso sempre pra ti!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, seu comentário é muito importante e pode ter certeza que vou responde-lo aqui. Volte sempre!