1 2 3 4

HOMENAGEM


HOMENAGEM AOS 70 ANOS DO GILBERTO GIL


Olá, pessoal, como prometi  vamos falar e homenagear um pouco sobre este grande artista baiano que nasceu em 26 de Junho de 1942, nasceu no bairro do Tororó, em Salvador. Seu pai foi médico José Gil Moreira e sua mãe Claudina. Lembremos que ele se mudou para um bairro pobre da capital baiana para o interior em Ituaçu. Com a música ele disse:"os meus primeiros momentos de ouvir música, tudo se passou numa época em que Luiz Gonzaga, principalmente lá no Nordeste, onde eu vivia, lá na caatinga, era praticamente o canto mesmo da região…" .

Com oito anos de idade volta para Salvador, onde estuda no Colégio Marista, onde recebeu um violão da mãe e conhece o trabalho de João Gilberto, que lhe influência de imediato.


Nos tempos de faculdade de Administração, Gil conhece Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e Tom Zé. Realizam a primeira apresentação na inauguração do teatro Vila Velha em Junho de 1964.

Formado em administração em empresas, seu primeiro emprego em São Paulo foi Gessy Lever. Nos anos 1970, Gil acrescentou elementos novos da música africana, norte-americana e jamaicana (reggae).


Não podemos esquecer da importância, em elucidar que ele, também é o criador do Movimento Tropicália, mas ha quem diga que não se trata de movimento e sim de revolução musical, cultural, enfim. Acredito que tenha sido transformação de uma nova tradição artística. Falar do Gil, requer paginas e paginas da sua história, porém, aqui apenas reescrevemos um pedaço dela, bem resumida, pois nosso intuito é homenagear. Completando seus 70 anos em puro vigor e jovialidade, ele tem a sua disposição, exposições de suas obras e vida, um DVD extraordinário (Concerto de Cordas & Maquina de Ritmo). Não poderíamos finalizar sem ouvi-lo:







Parabéns Gil!

TODO O TEXTO AQUI ESCRITO, FOI INSPIRADO NO WIKIPEDIA. AS FONTES DAS FOTOGRAFIAS FORAM RETIRADAS DOS SEGUINTES LINKS:

1-http://vistolivre.xpg.uol.com.br/tv/2012/10/ana-furtado-entrevista-gilberto-gil-no-estrelas.html
2-http://ummundoverde.wordpress.com/2008/03/23/deus-me-livre-de-ter-medo-agora-depois-que-eu-ja-me-joguei-no-mundo/ 
3-http://www.oesquema.com.br/trabalhosujo/tag/gilberto-gil
4-http://brazilvital.blogspot.com.br/2011/06/80-anos-de-bossa.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, seu comentário é muito importante e pode ter certeza que vou responde-lo aqui. Volte sempre!